combate ao tráfico

Nos primeiros 10 meses do ano, apreensão de drogas tem queda em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação Draco

O cenário do tráfico de drogas em Santa Maria apresenta mudanças neste ano. O número de apreensões feitos pela Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) nos 10 primeiros em 2020 mostra queda em relação ao mesmo período de 2019. Porém, de acordo com a delegada Alessandra Padula, titular da Draco, o que mais chama atenção é que, mesmo em meio ao isolamento social em função da pandemia, o número de drogas sintéticas (que são mais vistas em períodos de festas) tiveram um acréscimo no número de apreensões. O LSD, por exemplo, teve um aumento de 20%.

Adolescente é agredida e ameaçada com disparo de arma

- Nós observamos uma mudança no tráfico nos últimos anos. A maior parte das apreensões era a de maconha, mas, neste ano, a gente já vê um aumento do número de cocaína, crack e, principalmente, drogas sintéticas - conta a delegada.  

O registro de apreensões de maconha caiu 57,9% em relação ao mesmo período de 2019, quando mais de 100 quilos da droga foram interceptados na cidade. Já neste ano, o número reduziu-se quase a metade com 58,13 quilos apreendidos.  

VÍDEO: jovem alega ter sido preso por engano e é solto após 8 dias na prisão

Com a redução da maconha, outra droga similar apareceu neste ano. Só em setembro, 1,51 quilo de skunk foi apreendido em Santa Maria. Mesmo que em pequenas quantidades, a apreensão do skunk chama a atenção da polícia, já que no ano não houve registro deste tipo de droga apreendida. Segundo a delegada, a droga é semelhante a maconha e mais cara e considerada mais forte. 

Outras drogas que também aparecem na lista das apreensões em 2020 é o haxixe (que também se assemelha a maconha), o loló (produzida a partir do éter) e o MDMA (droga similar ao ectasy). Somente em setembro deste ano, 5 frascos de loló foram apreendidos. 

style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Veja no gráfico abaixo o comparativo das apreensões nos primeiros 10 meses de 2019 e 2020:


style="width: 50%;" data-filename="retriever">

COMBATE AO TRÁFICO
Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, Alessandra alerta que o tráfico de drogas não parou nunca, e que as ações de combate por parte da polícia também não diminuíram.  

O trabalho da investigação e identificação de organizações criminosas não foi prejudicado pelo isolamento social. Conforme a delegada, seguindo todos os protocolos de segurança, a delegacia especializada neste tipo de crime busca sempre se antecipar às ações do crime organizado. 

DENÚNCIAS 
Para Alessandra, as denúncias sobre tráfico de drogas são a ponta do iceberg para que os policiais possam começar uma investigação. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 197 ou diretamente na delegacia. A titular da Draco afirma que todas as informações sobre a identidade da pessoa são mantidas de forma anônima e sigilosa.  

- O nosso trabalho nasce a partir de uma informação, mesmo não se baseando só nisso. É de uma informação que surge uma investigação e os elementos dela - diz.   

DESTINO DA DROGA
Referente ao destino dos entorpecentes apreendidos, a delegada conta que todas as ocorrências referentes ao tráfico de drogas são enviadas para a Draco, seja elas apreendidas pela Brigada Militar, pela Polícia Rodoviária Federal ou pela Polícia Civil. A partir disso, uma pequena porção da droga apreendida é enviada pela delegacia para a perícia - procedimento que é realizado por lei para saber qual o tipo de droga - e o restante é imediatamente encaminhado para a Divisão de Investigações do Narcotráfico (Denarc) em Porto Alegre, que é responsável pela incineração do produto. A queima de drogas ocorre, em média, duas vezes por ano.







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Casa é destruída em incêndio em Santa Maria

Jovem é agredida e ameaçada com disparo de arma Próximo

Jovem é agredida e ameaçada com disparo de arma

Polícia/Segurança